domingo, 4 de julho de 2010

Categorias

[Cross Country]
O ciclismo de montanha cross-country (XC) é um esporte de resistência, e uma das mais antigas e populares formas do ciclismo de montanha. Com provas que variam de apenas alguns quilômetros a mais de 160 quilômetros, as competições de múltiplas voltas e ocasionalmente múltiplos dias testam a força e a resistência dos mais experientes ciclistas. A maior parte das pistas de ciclismo de montanha competitivo envolve longos trechos de subida e descida, de modo que o ciclista precisa estar em forma e pedalar com eficiência, em bicicletas preparadas para subir e descer. As bicicletas usadas em provas cross-country são em geral as mais leves, com peso de entre nove e 12 quilos.

[Downhill]
As provas de downhill, ou descida de encostas, não são tão simples quanto possam parecer. Embora descer uma ladeira reta e pavimentada seja fácil, no ciclismo de montanha a pista pode ter forte inclinação e grandes obstáculos. Pedras, buracos e outros detritos desconhecidos estão em toda parte e, porque a velocidade de descida é aumentada pela gravidade, é preciso pensar rápido para evitar acidentes, como voar por sobre o guidão. As bicicletas para provas downhill são especialmente resistentes, com suspensões fortes para encarar as pedreiras. Como resultado, tendem a ser mais pesadas que outras mountain bikes – acima dos 15 quilos -, o que as torna menos ideais para provas de subida de montanha ou cross-country.

[Four cross (4X)]
Nessa modalidade de corrida de mountain bike, quatro ciclistas se enfrentam em uma corrida por uma série de obstáculos naturais e artificiais. A pista pode ser um forte desafio em termos de técnica, com uma série de calombos, colinas, saltos, curvas apertadas e mudanças abruptas de elevação. O comprimento normalmente é de apenas algumas centenas de metros.

[Slalom Duplo]
Você já assistiu a uma daquelas provas olímpicas de esqui na qual os atletas manobram em torno de uma série de bandeirinhas coloridas, em velocidade estonteante? Substitua a neve e os esquis por terra e uma mountain bike e você terá a definição do duplo slalom. Nessa modalidade, dois ciclistas correm até o sopé(parte inferior ou base) de uma colina enquanto manobram por uma pista demarcada por bandeiras coloridas.

[Urbano/Street]
A categoria é conhecida como ciclismo urbano, ciclismo estilo livre ou BMX street (o equivalente ciclístico do motocross). Os competidores são aqueles ciclistas que você vê deslizando por um corrimão, saltando bancos de praça e tentando rodar nas paredes de uma cidade, em parques ou em qualquer outro lugar em que possam manobrar. Os ciclistas dessa categoria se concentram nas manobras, agilidade e no bom uso daquilo que os cerca como base de alto. As bicicletas BMX estilo livre muitas vezes têm rodas pequenas, pneus largos e suportes metálicos que se estendem do cubo da roda a fim de permitir deslizar por sobre objetos, ou servem de apoio aos pés do ciclista durante uma manobra.

[Saltos de terra]
A modalidade se assemelha à BMX urbana por incorporar saltos e manobras, mas com a diferença de ser disputada em colinas ou montes de terra. Os ciclistas que competem na terra em geral dedicam muito tempo a construir suas próprias pistas de obstáculos. Porque as bicicletas podem sofrer pesado desgaste, elas são construídas com alta resistência e tendem a ser mais pesadas que outros modelos – em geral, pesam mais de 13 quilos.

[Ciclismo de montanha puro]
Essa categoria se refere ao ciclismo de montanha básico, e envolve percorrer trilhas longas com muitas subidas e descidas. Também pode ser conhecida como enduro, o que reflete a longa distância e a resistência requerida nessa modalidade. As bicicletas de montanha são populares no mercado. Oferecem muitas marchas para encarar subidas e descidas, são leves o bastante para as subidas, e fortes o bastante para aguentar o tranco.

[Freeride]
Esse nicho do ciclismo de montanha ocupa posição média. É uma categoria que envolve ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa, em uma bicicleta que combina todas as virtudes. Não importa que você tenha criado ou encontrado a pista, se uma bicicleta pode rodar nela, você está fazendo freeride. O objetivo é sair à rua de bicicleta. As bicicletas para freeride oferecem recursos genéricos como os das mountain bikes, mas tendem a ser mais pesadas, e portanto menos propícias para subir encostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário